sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dia Mundial da Doença do Mal de Alzheimer


          Hoje, dia 21 de Setembro  é o Dia Mundial da Doença do Mal de Alzheimer ,que tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a doença, que segundo estimativas da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) afeta cerca de 1,2 milhão de brasileiros. 
          O Mal de Alzheimer, Doença de Alzheimer ou simplesmente Alzheimer  é uma  doença incurável. O objetivo do tratamento é retardar a evolução e preservar por mais tempo possível as funções intelectuais, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família.  Os melhores resultados são obtidos quando o tratamento é iniciado nas fases mais precoces.
          A população com mais de 65 anos é a que mais cresce no Brasil e em outros países. Com o aumento da longevidade, é cada vez mais comum o aparecimento de quadros neuropsiquiátricos caracterizados pelas seguintes manifestações:
 * Falta de memória para acontecimentos recentes;
 * Repetição da mesma pergunta várias vezes; 
 * Dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos;
 * Incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas; 
 * Dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos;
 * Dificuldade para encontrar palavras que exprimam idéias ou sentimentos pessoais;
 * Irritabilidade, suspeição injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento.
          Numa doença que progride inexoravelmente, nem sempre é fácil avaliar resultados. Por essa razão, é fundamental que os familiares utilizem um diário para anotar a evolução dos sintomas. Por isso a ajuda da família é fundamental, pois pessoas que apresentem manifestações como essas devem ser acompanhadas de perto.
          Estudos afirmam que a atividade física e a escolaridade são  fatores protetores da doença, a aquisição de conhecimentos cria novas conexões entre os neurônios (sinapses) e aumenta a reserva intelectual, fatores que retardam o aparecimento das manifestações de doença.O analfabetismo e a baixa escolaridade estão associados à maior prevalência.
          Embora os tratamentos  ainda estejam em fase puramente experimental, começam a surgir as primeiras evidências de que a doença pode ser controlada.
Chegar aos 90 anos com lucidez parece que não será tão difícil quanto se imaginava há dez anos.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua um com Av. Canal Três - S/Nº - Santa Cruz

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3365-5365

Tecnologia do Blogger.